Um país diversificado com um charme incrível: bem-vindo ao México! Entre ruínas das cidades maias e a vida noturna de Cancun, este país parece ter atracoes para qualquer tipo de férias! Então, por que não combinar todas essas coisas em uma viagem só?
Fazer uma viagem para o México é provavelmente a melhor maneira de explorar este belo país. Infelizmente, nem todos os pontos de turísticos podem ser alcançados facilmente por transporte público, por isso alugar um carro permitirá que você explore qualquer lugar que desejar conhecer em sua viagem.
Para lhe dar uma ideia de alguns dos lugares mais interessantes para se visitar, vamos começar a partir de Cidade do México para chegar à Península de Yucatán.
QUANDO IR
Devido a sua extensão e sua posição no Trópico de Câncer, o México tem climas diferentes dependendo da cidade e da região em que está localizado.
Em geral, a melhor época para visitar o México são os meses entre dezembro e abril. Neste período o clima é ameno, é possível evitar as chuvas mais fortes e temperaturas excessivamente altas.
A precipitação concentra-se principalmente entre setembro e outubro, especialmente nas regiões sul e centro, e nas zonas costeiras. Essas áreas também são particularmente propensas a furacões, especialmente entre os meses de agosto e outubro.
O QUE VISITAR NA CIDADE DO MÉXICO E ARREDORES
1. CIDADE DO MÉXICO
Para descrever bem a complexa capital mexicana, seria necessário um artigo dedicado exclusivamente a ela. Esta é uma cidade que se desenvolveu dos restos da antiga capital asteca Tenochtitlan e é a segunda maior aglomeração urbana do mundo.
Difícil de explorar de carro, a dica é conhecer a cidade a pé ou usando o transporte público. Se você quiser fazer um passeio completo, recomendamos que você fique por pelo menos três dias. Há muitos pontos turísticos na cidade, incluindo certamente a Plaza de la Costituction e os esplêndidos edifícios coloniais que a dominam, incluindo a Catedral Metropolitana e o Palácio Nacional. E novamente a Torre Latino-Americana, um dos edifícios mais importantes da cidade, as ruínas do Templo Mayor e seu museu, os principais vestígios da história asteca, o Castelo de Chapultepec e seu grandioso jardim, o Pseo de la Reforma, um dos mais famosos da cidade, de lá caminhe até chegar ao Palacio delle Belle Arti.
Não deixe de visitar a Alameda Central, um dos parques mais bonitos da cidade, o Anjo da Independência, um alto monumento construído em memória da conquista da independência, a Basílica de Santa Maria de Guadalupe e o colorido bairro de Coyoacán.
Após explorar a cidade, é uma boa hora de alugar um carro e começar sua viagem pelo México! Antes de seguir para a Península de Yucatán, pensamos em listar alguns lugares ao redor da Cidade do México interessantes para se visitar.
Explorar as áreas ao redor da capital pode ser uma alternativa válida a considerar se você não tiver muitos dias para dedicar à sua viagem no México e preferir ficar na área adjacente à capital. Abaixo estão alguns lugares interessantes de se conhecer:
2. TEOTIHUACAN
A cidade de Teotihuacan está localizada a cerca de 50 km da Cidade do México. O lugar é um dos sítios arqueológicos mais famosos do México. Seus edifícios, incluindo alguns complexos residenciais multifamiliares antropologicamente importantes, estendem-se ao longo da Calzada de los Muertos, a rua dos mortos. Além disso, a cidade abriga duas pirâmides, a Pirámide del Sol e a Pirámide de la Luna dedicadas às suas respectivas divindades, o templo de Quetzalcoatl e o Palácio Jaguar.
3. CUICUILCO
Este sítio arqueológico está localizado na parte sudeste do México e é provavelmente um dos mais antigos da região. O edifício mais importante é certamente a pirâmide de Cuicuilco, de estrutura circular, construída sobre uma colina. Foi provavelmente um dos primeiros edifícios que tentaram criar um casamento entre os rituais religiosos e os estudos astronômicos.
4. TAXCO
Taxco é uma cidade colonial, provavelmente uma das mais bem preservadas, que faz parte das Cidades Mágicas. São 121 locais que, segundo a secretaria mexicana de turismo, ainda mantêm as tradições e costumes locais e, portanto, merecem ser um destino para os turistas que viajam para este território.
Taxo é o centro mineiro mais antigo do continente e as suas minas de prata valem uma tradição artesanal conhecida em todo o mundo.
4. CUERNAVACA
A cerca de 80 km da capital, encontra-se esta cidade que sempre foi considerada um destino de férias pelas suas temperaturas amenas e acolhedoras. Em Cuernavaca os murais de Diego Rivera, o Museo Regional de Cuauhnáhuac, o Museu Robert Brad e o Jardìn Borda.
5. PUEBLA
A sudeste da capital, pare em Puebla, a capital do estado homônimo e uma das cidades coloniais mais antigas do mundo. Foi o primeiro assentamento a ser renovado pelos colonos espanhóis.
Muito famosa por sua cerâmica, hoje é um centro universitário que conseguiu manter sua arquitetura colonial tradicional.
ROTEIRO PARA O MÉXICO
Agora as viagens mais longas começam nesta sua viagem pelo México. Depois de explorar a capital e os arredores, é hora de cair na estrada outra vez.
1. OAXACA
A pouco mais de 450 km da Cidade do México, fica a cidade de Oaxaca, capital do estado homônimo.
O estado é famoso por ser a terra da conjunção entre vários povos indígenas como os mixtecas e os zapotecas antes da chegada dos espanhóis. A natureza intocada, a tradição culinária e sua beleza simples foram repetidamente rotuladas como uma das cidades mais bonitas do México.
Não é necessário ficar mais de um dia. As principais atrações são o Centro Cultural e a Igreja de Santo Domingo, a Praça Principal, o Jardim Botânico e as Galerias de Arte Contemporânea.
Uma dica é curtir um passeio pelas ruas da cidade, ladeadas por prédios coloridos. Relaxe ao sol, percorra as lojinhas para provar algumas especialidades locais e comprar alguns itens típicos de artesanato. Não deixe de provar o champurrado, uma bebida de chocolate mexicana que é vendida na rua pelos vendedores ambulantes, e de experimentar os diferentes tipos de mole, os molhos picantes típicos desta região. Afinal, a cidade de Oaxaca também é conhecida como a ” Terra das Sete Toupeiras “!
2. SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS E PALENQUE
Voltamos à estrada e continuamos nossa Road Trip no México em direção ao leste. San Cristobal de las Casas é uma cidade encantadora situada em uma colina. Caracterizada por igrejas, praças e pequenos mercados, é provavelmente uma das cidades mais baratas do México (o estado de Chiapas é de fato um dos mais pobres).
A partir daqui, explore diferentes pontos de interesse nas áreas circundantes: as belas cachoeiras presentes nas montanhas, o Cañón del Sumidero (um longo canyon fluvial com paredes que chegam a 1 km de altura), a pequena e tradicional aldeia maia ou a aldeia nativa de San Juan Chamula.
A pouco mais de 200 km de San Cristobal de las Casas, o conselho é visitar Palenque. Este é um sítio arqueológico de médio porte que abriga algumas das melhores obras de arquitetura e escultura da era maia.
3. MAHAHUAL
Chegou a hora de sua viagem ao México para relaxar e descobrir as belas praias da Península de Yucatán. Mahahual é uma pequena vila na costa maia, no município de Othon P. Blanco, com vista para o Mar do Caribe. Durante o dia a cidade fica lotada de turistas que desembarcam de navios de cruzeiro. Por volta das 18h, quando a multidão diminui e os barcos de passeio partem, o ritmo da cidade diminui, aproveite a tranquilidade local.
4. TULUM
Tulum está provavelmente entre os destinos mais procurados, que não pode faltar na lista de uma road trip pelo México. O centro da cidade, também chamado de Pueblo, aproveite para contemplar a vida dos locais: vendedores ambulantes andando de bicicleta pela cidade ofertando frutas ou frango, famílias comendo no pátio e crianças brincando na rua.
Movendo-se ao longo da costa, no entanto, você irá chegar a parte mais turística. Ao longo da costa, onde as praias de areia branca dominam as águas cristalinas do Mar do Caribe, há hotéis de luxo, bares e restaurantes. Se tiver mais alguns dias, o conselho é parar em Tulum para explorar os arredores.
As ruínas de Tulum são o que resta de uma cidade maia fortificada, posicionada em um local de tirar o fôlego. Sendo um destino popular para os visitantes, é aconselhável reservar um bilhete com antecedência.
A cerca de 3 km da cidade aproveite para mergulhar no Gran Cenote, uma série de pequenos cenotes (lagos circulares de água doce) que se estendem pela selva verdejante. Aqui a água é cristalina e fria, perfeita para um mergulho regenerador ou snorkeling.
Para mergulhar na natureza, visite a Reserva da Biosfera de Sian Ka’an. A reserva é uma área de 5 mil quilômetros quadrados de selva tropical onde a fauna e a flora permaneceram intocadas.
5. PLAYA DEL CARMEN
O ambiente é equilibrado: calmo durante o dia mas animado durante a noite. O vento torna-o um destino interessante para quem pratica desportos como o windsurf mas este local também é perfeito para a prática de snorkeling.
Na verdade, aqui está o Gran Arrecife Maya, o segundo maior recife de coral do mundo. Você também pode visitar os parques naturais de Xcaret e Xel-Há.
Se estiver interessado em explorar a vida nocturna, dirija-se à Quinta Avenida: aqui encontrará restaurantes, bares e discotecas prontos para satisfazer todas as suas preferências. De Playa del Carmen você pode pegar uma balsa para visitar Cozumel, a maior ilha do México.
6. CANCÚN
Balneário turístico com vista para o Golfo do México, Cancún é caracterizado por um litoral incrível, com águas cristalinas.
A zona mais turística chama-se “zona hoteleira” e aqui pode encontrar hotéis, discotecas, resorts e bares de todo o tipo. Ao contrário de outras cidades, o turismo em Cancún talvez tenha um impacto maior e, embora a situação tenha melhorado recentemente, pode-se ver como isso afetou a cidade.
O centro da cidade, por outro lado, é muito mais residencial. Passe pelo Mercado 28, um lugar onde você poderá saborear produtos locais e navegar entre o artesanato mexicano. Esteja preparado para pechinchar, os vendedores tendem a aumentar seus preços para enganar os turistas menos preparados.
7. MÉRIDA
É a maior cidade do Yucatán e também é conhecida como “Ciudad Blanca” pelas construções coloniais de pedra branca que a caracterizam. Seja a primeira ou a última de suas paradas, esta cidade não pode faltar no seu roteiro no México.
O coração pulsante da cidade está localizado na Plaza Mayor. Rodeado de árvores, é um lugar calmo e tranquilo para tirar uma foto da vida local mexicana à sombra de edifícios como a Catedral de San Ildefonso, a mais antiga do continente, e a Casa de Montejo. Aqui aos domingos pode assistir à “Mérida en Domingo” e aos seus espectáculos de música e dança e provar os produtos locais dos vendedores ambulantes.
Para mergulhar na cultura local, faça uma viagem ao Mercado Lucas de Galvez.
Ao longo do Paseo de Montejo, uma avenida inspirada nas avenidas parisienses, encontram-se edifícios interessantes como o Palácio Cantón Rosa que alberga o museu de Antropologia e História e a Quinta Montes Molina.
O centro histórico continua sendo o lugar mais bonito para passear. Entre pequenas construções, lojas de artesanato e praças escondidas, saboreie a mais típica Mérida.
DIRIGINDO NO MÉXICO
Para dirigir no México, basta ter uma carteira de habilitação válida. Os limites de velocidade variam de acordo com o tipo de estrada. Nos centros habitados vai de 30 a 50 km/h, para passar a 80/90 km/h nas estradas nacionais e 110 km/h na autoestrada.
As rodovias com pedágio têm um valor variável dependendo da extensão do seu trajeto. As portagens só podem ser pagas em dinheiro, por isso certifique-se sempre de que tem algum dinheiro consigo antes de passar pela portagem.
É obrigatório colocar os cintos de segurança, tanto nos bancos traseiros como dianteiros, e acender os faróis ao ligar o motor.
O limite de álcool para dirigir é de 0,08%. Não é incomum encontrar postos de controle da polícia local, mas eles geralmente não param os turistas para esse tipo de controle.
Em caso de necessidade, o número de emergência a consultar é o 911.
ESTACIONAMENTO NO MÉXICO
Estacionar na cidade não é fácil, mas certamente é essencial para uma road trip no México. Muitas vezes não há sinalização horizontal real para marcar as áreas de estacionamento e muitos apenas estacionam o carro na beira da estrada, tendo o cuidado de deixar espaço suficiente para permitir a circulação de outros veículos.
Normalmente, as ruas onde você pode estacionar seu carro são marcadas com uma placa branca redonda com a letra “E” e a mesma placa com a letra riscada indica o final da área de estacionamento.
A polícia costuma fazer várias verificações na cidade. Além de emitir multa, normalmente também é retirada a placa do veículo estacionado proibido. Caso algo assim aconteça, você terá que ir até a delegacia para recolhê-lo e pagar a multa. Para evitar situações desagradáveis, o melhor conselho é perguntar aos moradores se o local onde você quer deixar seu carro é seguro ou não.