Telhados com mirantes, esplanadas, bares e restaurantes estão na moda em Madri. E não poderia ser de outra forma, já que não só oferecem vistas panorâmicas que permitem tirar fotos maravilhosas, mas também convidam a desfrutar do alvoroço da cidade de uma perspectiva diferente. E, além disso, você pode comer tapas, jantar, uma bebida… Resumindo, eles têm tudo o que você precisa para moradores e turistas curtirem uma ótima noite durante a primavera ou o verão. Para se ter uma ideia do vasto leque de mirantes da capital, à lendária Azotea del Círculo de Bellas Artes deve juntar-se a esplanada dos Jardines de Sabatini, o Palácio de Cibeles, a popular Gourmet Experience Gran Vía – no El Corte Inglés de Callao – e uma série de rooftops com vistas e propostas gastronómicas em muitos hotéis do centro de Madri.
Embora os telhados do centro da cidade sejam divertidos, se você procura um pouco de tranquilidade e deseja tirar uma foto inesquecível de Madri, recomendamos entrar no carro e dirigir-se aos arredores da cidade. Lá você encontrará mirantes, colinas e espaços naturais onde poderá fotografar o horizonte de Madri. Dirigindo pelos arredores, você sentirá como os Cuatro Torres e outros arranha-céus da metrópole o seguem para qualquer canto da região. E, além disso, pode aproveitar para visitar vilas encantadoras e desfrutar das diferentes paisagens que compõem a Comunidade de Madri. Aqui estão cinco mirantes de Madri localizados na zona envolvente que permitem tirar fantásticas fotografias da cidade.
MIRANTE PARACUELLOS
Paracuellos de Jarama é uma cidade localizada a cerca de 25 km a nordeste da capital, muito próxima ao aeroporto de Barajas. De seu mirante, localizado no parque Picón del Cura, você pode tirar ótimas fotos do horizonte de Madri, especialmente com as luzes e cores do pôr do sol. Graças à sua proximidade ao aeroporto, este miradouro é frequentado por spotters, nome dado a quem gosta de observar e registar aviões.

Partindo do centro de Madri, estima-se cerca de 30 minutos de carro para chegar à zona. Existem várias rotas para se escolher. Recomendamos seguir pela M-14 até ao aeroporto e depois pela M-111 e M-113 até chegar ao miradouro. Outra opção é seguir pela M-45, depois a M-50/R-2 e a M-113 até chegar ao seu destino.
A COLINA DOS ANJOS
O Cerro de Los Angeles (Colina dos Anjos) está localizado na cidade madrilena de Getafe, a cerca de 17 km do centro de Madri e a cerca de 7 km da cidade velha de Getafe. É um local conhecido porque durante muito tempo foi considerado o centro geográfico da Península Ibérica. Do alto da colina, onde se encontram a Ermida de Nossa Senhora dos Anjos e o monumento ao Sagrado Coração de Jesus, pode-se tirar fotos do horizonte de Madri desde o sul. Isso o torna um dos mirantes mais desejados, pois os arranha-céus que estão ao redor do Paseo de la Castellana parecem mais próximos do que realmente são dessa perspectiva.

Condução do centro de Madri leva cerca de 20-25 minutos para chegar à colina. Você pode fazer várias rotas, mas vamos mostrar duas das mais rápidas. Uma delas é pegar a A-4 até a saída 13 e seguir pela M-406 por alguns metros até chegar ao seu destino. Outra alternativa é pegar a A-42, pegar a M-45, sair na A-4 e continuar até a saída 13. A rota mais rápida depende das condições do trânsito.
LOS SANTOS DE LA HUMOSA
Los Santos de la Humosa é uma pequena cidade localizada na Campiña del Henares, uma região no leste da área metropolitana de Madri que faz fronteira com a província castelhana-La Mancha de Guadalajara. Este município de apenas 2.000 habitantes está a 900 metros acima do nível do mar e tem uma vista magnífica da capital. Além de poder visitar diferentes atrações locais, como a Ermita de la Virgen de la Soledad ou a ponte sobre o rio Henares, e apreciar as planícies e outras formações da paisagem da região, de seu mirante você pode tirar ótimas fotos Madri.

Do centro de Madri leva cerca de 40 minutos para chegar a esta bela cidade. Consoante o seu ponto de partida, deverá seguir o percurso que lhe permite entrar mais rapidamente na A-2. Uma vez lá, você pode dirigir até a saída 38 e continuar pela M-226 até chegar a Los Santos de la Humosa.
MONTE EL PARDO
O Monte de El Pardo é um espaço natural que está tecnicamente localizado no município de Madri. Pelas suas características – o bairro de El Pardo não tem uma verdadeira continuidade urbana com o resto da capital e é como se estivesse fora da cidade – é uma zona verde tranquila que contraria o alvoroço de Madri. O rio Manzanares, a represa de El Pardo e a floresta formada por azinheiras, pinhais e outras espécies são os principais atrativos naturais do parque, um espaço frequentado por caminhantes e praticantes de mountain bike. Se vai visitar o parque para praticar desporto ou passear com o seu animal de estimação, recomendamos que aproveite para tirar uma fotografia do horizonte da capital a partir de um dos mirantes da zona.

Saindo do centro de Madri, pode chegar à área em cerca de 30 minutos. Por exemplo, saindo de Atocha leva cerca de 25 minutos para chegar lá com a rota mais rápida. Use a M-30, pegue a saída 25 e continue pela M-605 até chegar a El Pardo. Por outro lado, se você sair de Nuevos Ministerios, terá várias opções, mas se você passar pelo túnel Sor Ángela de la Cruz e pela Avenida del Cardenal Herrera Oria até chegar à M-605, levará cerca de 20 minutos para chegar lá.
PONTO DE VISTA DE LAS CANCHAS, NAVACERRADA
O Puerto de Navacerrada é o lugar onde tradicionalmente os madrilenos praticam esportes de inverno, como esqui e snowboard, ou raquetes de neve; a altitude também permite tirar fotos deslumbrantes da região. O miradouro de Las Canchas destaca-se entre os mirantes da Navacerrada e situa-se a cerca de 7 km da vila, de onde existe um percurso pedestre circular que permite percorrer a zona em cerca de 4 horas. Este miradouro oferece vistas espectaculares e, além de poder observar os picos da Cuerda de Las Cabrillas, Bola del Mundo e La Maliciosa, em dias claros pode-se ver o Cuatro Torres presidindo o horizonte de Madri.

Existem várias alternativas para chegar a Navacerrada a partir do centro da capital. Todos os percursos demoram cerca de 1 hora e 15 minutos e deve ter em conta o trânsito antes de escolher o mais adequado, seja pela A-1 e M-607 ou pela A-6 e M-601.