
Os carros autônomos ou semi-autonomos, serão maioria no futuro. Muitas empresas diferentes desenvolveram tecnologia para auxiliar os motoristas, incluindo a Ericsson.
A Ericsson colabora há algum tempo com várias empresas automotivas, como a Volvo e a empresa de tecnologia de automoção, Veoneer, em projetos que usam o “Connected Vehicle Cloud” veículo conectado com a nuvem (CVC). Com nova tecnologia 5G, oportunidades adicionais são possíveis para que este sistema de assistência técnica inteligente facilite a direção e o fluxo do trânsito. Analisamos mais de perto a tecnologia, como ela se apresenta hoje e o que podemos esperar no futuro.
O QUE É O VEÍCULO CONECTADO COM A NUVEM?
“Connected Vehicle Cloud” é o nome da plataforma de serviço digital da Ericsson que permite aos fabricantes de veículos desenvolver e gerenciar rapidamente novos serviços para veículos conectados. Muitas montadoras usam a plataforma, ou tecnologia semelhante, para conectar seus carros e formar seus próprios ecossistemas de veículos.
Essa conectividade oferece suporte à Assistência Avançada à Direção (ADAS) como o primeiro passo para carros autônomos. A plataforma também é usada para outros serviços conectados, como:
- Alertas para problemas de serviço e manutenção com o veículo
- Trancar e destrancar o carro remotamente e controlar o aquecimento
- Alertas quando há um acidente ou falha do motor
- Recursos automatizados, como detecção de bicicleta, freio automático, estacionamento e assistência de rastreamento
Assista a um breve vídeo sobre como a tecnologia conectada pode ajudar ambulâncias / © Ericsson e Veoneer
O CARRO CONECTADO À INTERNET
Em uma parceria as grandes do mercado Ericsson e Volvo estão desenvolvendo a próxima geração de carros da marca automotiva. Os carros do futuro sempre estarão conectados, mas eles devem ser melhorados para se tornarem completamente cientes da rede e se tornarem os chamados “carros com consciência da rede”. Em março de 2020, a organização da GREAT network em Gotemburgo, Suécia, organizou uma conferência digital na qual várias apresentações de empresas foram transmitidas ao vivo pela Internet. Lá, a Volvo Cars falou sobre os desafios que os fabricantes de automóveis enfrentarão no futuro.
Atualmente, os veículos produzidos pela Volvo são vendidos em mais de 120 países, a maioria dos quais com diferentes redes e provedores de Internet. Apesar das diferenças globais nas redes, a conexão à Internet está sendo embutida no software e isso permite que Android e Google entreguem seus serviços diretamente para os carros. A conexão embutida deve atualizar automaticamente os carros com as versões de software mais recentes. A ideia é que futuramente seja possível conectar o carro à própria infraestrutura, e a outros veículos para tornar a direção mais segura.
A nova tecnologia da Ericsson / © Ericsson
A IMPORTÂNCIA DO 5G
Para oferecer uma integração totalmente perfeita, a tecnologia 5G será necessária. Assim, a capacidade do ecossistema de tráfego aumenta ao acelerar as transmissões de dados. Desta forma, será ainda mais fácil para os carros se comunicarem com outros veículos e com a nuvem. Isso também inclui prestadores de serviços, bem como transporte e autoridades regulatórias. O 5G não oferece apenas benefícios para a indústria automotiva; outros agentes e sistemas podem usá-lo para se desenvolver plenamente. A Internet das Coisas – onde diferentes dispositivos são conectados a um sistema comum e entre si – já está crescendo e precisará de mais energia no futuro.

O FUTURO DE ACORDO COM A ERICSSON
Para obter mais informações, conversamos com Charlotte Lundén, Chefe de Vendas de Veículos Conectados de Preparação da Ericsson. Aqui estão algumas de suas respostas.
O QUE ACONTECERÁ COM O CONNECTED VEHICLE CLOUD NO FUTURO?
“[…] A Ericsson é líder em pesquisa e desenvolvimento de redes de rádio e centrais em conexão móvel / celular. Todos os nossos clientes da indústria automotiva poderão tirar proveito do desenvolvimento contínuo de 5G e automação, bem como de como os serviços relacionados à rede estão vinculados à Nuvem de Veículos Conectados para a melhor experiência de conexão possível. ”
QUAL A IMPORTÂNCIA DO 5G PARA O CONNECTED VEHICLE CLOUD, OS CARROS AUTÔNOMOS E A INTERNET DAS COISAS?
“O 5G foi projetado principalmente para atender às necessidades da indústria. É um sistema construído para realizar, por exemplo, veículos autônomos, controle de drones e cirurgia remota. A rede 5G, caracterizada por atrasos de apenas milissegundos, alta largura de banda e capacidade de qualidade dedicada por meio de “divisão de rede”, é uma ferramenta para mudar fundamentalmente a indústria. Ele abre portas para oportunidades e inovações que ainda não foram possíveis hoje. A Ericsson é líder mundial em implementações 5G e temos a conectividade como nossa principal competência. Isso, em combinação com nosso compromisso com a indústria automotiva e de transporte, por meio de Connected Vehicle Cloud e serviços relacionados à rede, entre outras coisas, nos impulsiona e nosso objetivo de tornar a conexão mais fácil para a indústria automotiva.
MUITAS PESSOAS ESTÃO PREOCUPADAS COM O 5G E COMO ELE AFETARÁ OS SERES HUMANOS, OS ANIMAIS E A NATUREZA. O QUE VOCÊ ACHA DISSO? E O QUE ACONTECE SE O SEU CARRO TEM UMA CONEXÃO RUIM?
“Os serviços conectados em veículos hoje são principalmente uma ferramenta para melhorar a experiência de direção e apoiar o motorista fazendo recomendações. O motorista é sempre responsável pelas decisões no veículo. À medida que avançamos para o transporte autônomo mais avançado, a conexão aumentará em importância e a demanda por boa qualidade de rede móvel e cobertura em torno de nossas estradas aumentará dramaticamente. É importante que a expansão da infraestrutura seja capaz de atender aos requisitos de transporte autônomo para possibilitar a plena utilização de sistemas como direção assistida e direção autônoma ”.
O QUE O CONNECTED VEHICLE CLOUD SIGNIFICA PARA O TRÁFEGO EM GERAL E PARA O MEIO AMBIENTE?
“Quando os veículos são conectados por meio da rede móvel a outros veículos, bem como ao ecossistema de transporte ao seu redor, melhorias no fluxo de tráfego são possíveis e a segurança pode ser melhorada. […] Um exemplo é como a segurança para ciclistas ou trabalhadores rodoviários seria mais seguro. Os sistemas de segurança dos inovadores Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) podem alertar o motorista que há ciclistas nas proximidades para evitar colisões, mesmo que os ciclistas não estejam visíveis para o motorista. Os inovadores sistemas de segurança do motorista também podem alertar os motoristas sobre o trabalho na estrada muito antes de serem visíveis para eles. Quando os motoristas são informados a tempo, eles podem agir, por exemplo, reduzindo a velocidade. ”
Quando questionados sobre o que é mais importante para garantir a segurança de carros inteligentes, assistência na direção e tráfego do futuro, a resposta é simples e óbvia: 5G. Uma coisa é certa, o futuro será emocionante – e conectado!
Artigo original por Ingrid Carlsson